Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

segunda-feira, 1 de junho de 2009

25 de Abril, Dia da Liberdade

Há 35 anos, um golpe militar formado majoritariamente por capitães acabava com um regime autoritário que perdurava desde 1926. O país é Portugal, e o ditador, que com a Constituição de 1933 suprimiu todas as liberdades, era Oliveira Salazar. Esse controlou o país até 68, quando sofreu um derrame cerebral. Marcelo Caetano, ex-ministro e sucessor de Salazar, continuou a política imperialista nos países africanos, política essa que gastava cada vez mais dinheiro e vidas para controlar as guerras por independência.


Com a situação insustentável, formou-se o plano do golpe, que teve início no dia 25 de Abril, e terminou no mesmo dia, com pouca resistência por parte do governo. Como símbolo da vitória, adotou-se o cravo vermelho, flor comum em Portugal, que os civis seguravam e colocavam nas espingardas dos soldados, enquanto comemoravam pelas ruas e sobre os tanques.



A Revolução dos Cravos, como seria conhecida mais tarde, teve como uma das senhas, para que os rebeldes atacassem, a música Grândola Vila Morena, de Zeca Afonso, eternizada como o hino da conquista. Você pode ouvir a música aqui.


Bernardo Staut

Um comentário:

Letícia disse...

Hm, interessante. Só faltou você me dar um cravo vermelho nesse dia então :)