Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

domingo, 10 de maio de 2009

Kane, em seus três momentos

William Randolph Hearst foi um magnata da comunicação norte-americana no começo do séc. XX, e um dos fundadores da chamada “imprensa amarela” – aqui conhecida como marrom - sensacionalista e popular, que recebeu esse nome devido à má qualidade do papel.
Inspirado no citado personagem, Orson Welles dirigiu e atuou no filme que é considerado por muitos como o melhor da história: Cidadão Kane. Lançado em 1941, o filme revolucionou ao experimentar com flash-backs, iluminação e seqüências pouco convencionais para a época. Até hoje o filme ainda vale suas quase 2 horas.


Inspirado no citado filme, Simon Hartog produziu, em 1993, para a BBC de Londres, um documentário intitulado Muito Além do Cidadão Kane, que tem como alvo principal de críticas a rede Globo e sua influência no Brasil em diversos momentos importantes na política nacional. Com depoimentos de Brizola, Chico Buarque e outros, o vídeo teve a exibição proibida em nosso país, sendo exibido clandestinamente em universidades e eventos. Hoje, com a internet, o vídeo já tem mais de 290 000 visualizações no youtube. Até hoje o documentário, assim como o filme que lhe empresta o título, ainda vale sua hora e meia.

Para assistir o documentário Muito Além do Cidadão Kane:
http://video.google.com/videoplay?docid=-570340003958234038

Comentários e cenas do filme Cidadão Kane:
http://www.youtube.com/watch?v=IGUYOQUzrKU

Bernardo Staut

3 comentários:

josué disse...

Bedi...

Muita luz em sua jornada. Nada na vida é por acaso. Você é uma pessoa especial, de dons maravilhosos. Aproveite essa oportunidade que você atingirá todos os seus objetivos de vida.

Boa sorte e sucesso.

JOKA

Carlos disse...

Belo artigo, relembrando em dos grandes filmes (clássicos do cinema) considerados pela crítica especializada entre os 10 melhores filmes de todas as épocas (e não por acaso o número 1), fora todo o contexto político e jornalistico em questão que nunca deixou de ser um tema sempre aberto a muitas discussões.

Ale disse...

Fale meu bom!

Lendo agora toda semana este blog! Assuntos Cult como este certamente atualizarão os amantes da arte.

Fica aqui meu voto de sucesso e parabéns pelas conquistas!

Hugs!