Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

domingo, 13 de janeiro de 2008

NARIZ DE PALHAÇO

Neste exato momento, como faço rotineiramente, pus-me a ler o jornal Zero Hora. Pois na edição de hoje, encontrei um artigo interessante e ao mesmo tempo, decepcionante, levando em conta seu assunto principal. O artigo é do jornalista e escritor Flávio Tavares. Reproduzo-o, não por completo:

...em Brasília, o governo federal deu início à privatização das florestas nacionais. Na primeira etapa, entregará a grandes empresas 96 mil hectares dos 220 mil da floresta do Janari, em Rondônia, para derrubada de madeira nobre durante 40 anos. Oito empresas especializadas na derrubada de florestas apresentaram-se à licitação, com 19 propostas diferentes para três lotes: um de 17 mil, outros de 33 mil e 46 mil hectares.

No fim do mês, o próprio Lula da Silva anunciará os nomes dos felizardos contemplados. Como ponto de partida da euforia que domina o governo, o diretor do Serviço Florestal chamou a primeira concessão florestal da história do Brasil de "êxito total", e mencionou os supostos "benefícios" da derrubada do verde: os recursos arrecadados serão destinados "à fiscalização, monitoramento e controle das áreas licitadas".

Tavares diz ainda que o verde de nossa bandeira está sumindo e nem percebemos. Poxa, que palhaçada é essa? Os 'donos' do poder riem da nossa cara deslavadamente, e parecem que fazem de propósito criar decretos absurdos. Olha que contradição: o diretor do Serviço Florestal mencionou que os recursos arrecadados com a derrubada das florestas serão destinados à fiscalização, monitoramento e controle das áreas licitadas. Palhaçada de proporções gigantescas. E tudo isso com o aval da Marina Silva, que aliás foi quem propôs legalizar a derrubada florestal.

Para quem quiser ler todo o artigo:

http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a1734479.xml&template=3898.dwt&edition=9112&section=101

Rafaela

Nenhum comentário: