Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Os diários secretos

Parece até nome de filme: "Os diários secretos". Aliás, a trama realmente rende uma empreitada cinematográfica.

Para quem não sabe, ou não acompanhou por completo, a RPC começou em março o especial Diários Secretos, que expõe a rede de corrupção formada por funcionários fantasmas. Tive a oportunidade de participar de uma palestra com três dos principais jornalistas do caso.

A história realmente é de cinema. O trabalho, que durou mais de dois anos, começou com denúncias esparsas, que indicaram o caminho. Os diários oficiais são compilações de todas as movimentações de trabalho e dinheiro da Assembléia do estado, e supostamente deveriam ser de acesso público. A questão é que havia diários avulsos, impressos em datas diversas, onde os deputados colocavam nomes de pessoas contratadas sem que essas realmente existissem.

O esquema rendia em torno de 1 milhão por semana. Para quebrar isso, diversas micro-câmeras foram usadas pelos jornalistas, para gravar declarações de funcionários fantasmas, que em alguns casos ganhavam 100 ou 200 reais para emprestar o nome ao político.

Até o diretor-geral da Assembléia, Abib Miguel, o Bibinho, está preso, há 36 dias - fato raro na política. Herdeiro do estilo de Anibal Cury, ele era responsável pelas movimentações financeiras do local, sendo o possível comandante da rede.

E agora? Esperamos eles montarem um novo método?

Bernardo Staut


Nenhum comentário: