Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

sexta-feira, 12 de março de 2010

COLUNISTAS QUE RECOMENDAMOS

Um livro inútil

Na lista dos livros mais lidos, um deles me chateia: 100 Maneiras de Motivar as Pessoas. Nada mais inútil.

Ninguém motiva ninguém. Motivação é uma porta que só se abre por dentro, só a própria pessoa tem a chave para abri-la. Chego a ficar vermelho de dizer um truísmo desses, paciência.

O livro, todavia, tem razão de ser. De fato, o que mais há pelas esquinas são pessoas desnorteadas, sem um rumo gerado por um forte motivo. São pessoas que saem de casa para o trabalho e voltam do trabalho iguais. Bocejos, amuos, desânimos e nada que justifique essa exaustiva jornada de todos os dias senão o esquálido salário.

Jovens cansam pela apatia. Raros os que têm um projeto de vida. Hoje, o que mais querem, quando querem, é passar num concurso, isto é, amarrar na sombra o burrinho do comodismo. Só querem salário garantido no fim do mês, em troca, é claro, de nada ou de muito pouco. Ambição saudável, um sonho de vida? Isso é para otários, pensam os otários...

Casamentos sem ânimo, convivências insuportáveis, casais vazios, sem sonhos nem projetos. Hoje, sobre o que mais lutam os casais são por externidades do ter, nada do ser, tudo pelo aparecer.

Motivação é um fogo que crepita no ventre anímico da pessoa, ninguém o assopra senão a própria pessoa, é um fervor que faz de seres comuns seres especiais, vencedores. Não importa no que seja. O lutador motivado crê no objeto de sua luta, vive por ele, é feliz com ele.

São muito raras essas pessoas, daí que o livro 100 Maneiras de Motivar as Pessoas passa a ser justificado. Claro, de uma justificativa comercial, diante de tantos e tantos milhões de seres sem um propósito.

Ou você, leitora, conhece alguma pessoa, uma de suas amigas, por exemplo, que ande incendiada por um propósito? Lutar para casar com o fulano ou com o beltrano não vale, isso é coisinha de gente miúda.

Motivação tem que ser um incêndio interno de ordem pessoal e por algo que tenha um propósito da “eternidade”.

Na Argentina, andaram perguntando às gurias o que queriam ser na vida. Responderam que magras, puft. E os guris, o que responderiam? Talvez respondessem que “se dar bem”... uma porta aberta para todas as possibilidades sujas da vida.

Dentre todos os jovens profissionais que conheço, não conheço um que esteja a arder por um sonho. Ah, sim, e a sua motivação, qual é?

Luiz Carlos Prates, no Diário Catarinense de hoje!

Nenhum comentário: