Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

"Uma idéia torna-se uma força material quando ganha as massas organizadas."



A frase acima é de Karl Marx, e se referia basicamente ao proletariado. Mas, poderíamos colocar ai as torcidas, que, ironicamente, são torcidas organizadas. Estava no jogo do Coxa ontem, aquele que, como todos devem saber, terminou quase como uma guerra. Uma guerra com dois lados: os torcedores do coxa e os outros, estando aí a arbitragem, os torcedores do fluminense, a polícia e o próprio time do Coritiba.

Não vim aqui julgar as atitudes. Em ambos os lados podemos achar problemas. Os torcedores que partiram para o conflito não podem ser justificados. Mas, como eu estava presente, vi atitudes de policiais que pensavam que realmente estavam em uma guerra, atirando em qualquer multidão, espancando com cacetetes torcedores isolados, negando socorro a feridos, quase atropelando os pedestres...Isso além das suspeitas de fraude nos jogos, para que times do rio-são paulo não caíssem. Afinal, desde que o futebol passou a se tornar um negócio muito lucrativo, as falcatruas apareceram.

Prefiro colocar aqui outro lado, o lado do poder das multidões. Se 150 pessoas que estavam no conflito conseguiram fazer tanto estrago, imagine se as 35 mil resolvessem descer ao gramado. Na massa é necessário apenas um líder para convencer multidões. E se é possível fazer tanto por causa de um time, deveríamos estar em Brasília. Lá sim precisaríamos de um líder.

Se quiser saber mais, clique aqui.

Bernardo Staut

Nenhum comentário: