Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Nosso verão anárquico

Resultados interessantes sairiam de uma pesquisa sobre produtividade em datas festivas. Talvez os patrões dessem férias coletivas maiores. Pensei em fazer do meu último post uma coisa leve, afinal, ninguém é obrigado a usar muito o cérebro no fim de ano; corrigindo-me: ninguém quer usar, não que não seja obrigado. Mas como também estou de férias, já começo a divagar. Tenho um assunto mais sério a ser tratado aqui.

Porque na praia os direitos individuais são triplicados? Qualquer um que já foi a algum lugar com um pedaço de areia, um bloco de água e - os sempre presentes - seres humanos, sabe do que estou falando. Não lembro de nenhum artigo da constituição garantido que seu carro pode explodir meus tímpanos com funk. Que é permitido mexer com qualquer pedestre. Que a areia é um canil. Que o trânsito passa a não ter regras, a partir da saída da BR...

Mas chegando em Curitiba são todos, ou quase todos, comportados. É como se as praias fossem um experiência de vida anarquista. A atitude nas praias deveria ser mais livre sim, mas, como diz a sabedoria popular, até atingir o limite do outro.

Prefiro não me alongar muito. Todos compreendem bem o que eu falei. Mas, também gosto de pensar porque não fazemos de uma cidade que não tem praias, um pouco mais marítima. Talvez um pouco mais de paciência e sossego, nesse verão que está vindo na cidade gelada. Afinal, se em Guaratuba eu posso andar sem camisa, porque aqui também não?

E o mais importante: que todos tenham tido um excelente natal, e que venha um igualmente bom ano novo!

Bernardo Staut

Nenhum comentário: