Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Nós e nossos modelos

Acabo de descobrir que a cidade com o maior índice de carros por habitante é Curitiba - um carro para cada 1,67 habitante. Aqueles que moravam aqui há 10 anos sabem o quanto mudou. Um dos culpados é, certamente, a propaganda de "cidade-modelo". Apesar dos ônibus novos, os terminais continuam cheios. As ruas também estão cheias de carros. E a tal da modelo, com uma arquitetura bem pensada, não está se mostrando muito adequada para tanta gente.

Obviamente a super-lotação não é um problema exclusivamente curitibano, mas - alguém conhece alguma exceção? - de todas as capitais. Por isso o evento do Dia Sem Carro, que será realizado nesta terça-feira em Curitiba, também acontecerá em mais 24 cidades. Neste dia o trânsito nas principais ruas do centro será bloqueado entre as 6 e as 20 horas, sendo as ruas ocupadas por atividades culturais. A passagem será permitida apenas para bicicletas, pedestres e carros de emergência. O obejtivo, de acordo com os organizadores, é criar uma consciência sobre o uso exagerado dos carros.

Um dia sem carros não fará diferença significativa, isto é claro. Também não acho que será significativa a diferença nas atitudes posteriores ao dia. Um tanto quanto pessimista, eu sei. Mas, pessimismo justificado. Ou você vai usar menos o carro, andar mais a pé ou de transporte coletivo após ler isso?

E já que estamos falando sobre meio ambiente, descobri também que a nova embaixadora da boa-vontade pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) é Gisele Bündchen. Nada contra ela; só é triste saber que causas importantes como essa precisam de modelos para atrair atenção. Mas é bom ficar alerta: nem sempre nossos modelos se mostram tão eficientes assim.

Bernardo Staut

Um comentário:

Carlos H disse...

Isto é o progresso (geralmente com crescimento desordenado)...e como se diz - não há nada ruim que não possa piorar, mas o futuro das cidades grandes, e Curitiba se inclui entre elas, é ser uma mini ou em breve uma atual São Paulo.
No dia 22/09 e por que não, em outros dias vamos andar, correr, caminhar, pedalar de bicicleta, etc, etc, etc, vamos viver melhor...