Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A profissão mais antiga do mundo: a política

Quinta-feira marcou o primeiro dia do Portal da Transparência da Assembléia Legislativa do Paraná, onde o cidadão poderá consultar como são gastos os 27,5 mil reais mensais que os parlamentares têm direito. Dessa soma, 15 mil são destinados à alimentação, hospedagem, material de expediente, serviços gráficos, di­­vulgação da atividade parlamentar, passagens e taxas de embarque, locação de imóveis, serviços de comunicação e consultoria técnica; 4,5 mil para combústivel e 3,2 mil como cota postal telefônica. Obviamente não poderíamos esquecer do salário dos nossos eleitos: a "simbólica" quantia de R$ 9.307,11, líquidos.

As critícas não demoraram a aparecer: foram esquecidos dados de grande importância, como a lista de presença dos deputados e a publicação dos Diários Oficiais da Assembléia. Responderam que isso serve como sugestão para futuras melhoras no serviço. Aliás, o serviço apresentou problemas no primeiro dia, devido ao número muito grande de acessos, cerca de 50 mil, nas primeiras 24 horas.

É animador ver que alguém continua se importando. A apatia política foi sempre uma característica da sociedade brasileira. Mas quem sabe vivemos um tempo de mudanças, com novas caras aparecendo no cenário. Obviamente os "coronéis" vão tentar continuar a linhagem: cabe a você saber em quem votar. Ou em quem deixar de votar. Obviamente, também, os que estão sofrendo tais medidas vão tentar usar aquele famoso "jeitinho brasileiro". Como na história da proibição do nepotismo, que no fim não rendeu os frutos esperados, por um motivo óbvio: limitaram a presença de parentes exceto nos cargos de ministros, secretários estaduais e municipais. Não é tão difícil adivinhar onde estão os familiares.

O Portal da Transparência: www.alep.pr.gov.br

Bernardo Staut

3 comentários:

Thunder disse...

boa!!

Carlos H disse...

Se esses 50 mil acessos foram de pessoas que se importam com o destino da política e dos políticos do Brasil, foi um grande começo, espero que as cobranças e principalmente os resultados apareçam de forma clara e sirva de exemplo a ser seguido por outros setores políticos.

Thunder disse...

Deus te ouça!!