Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Brasil: entrando em um novo comércio


Em tempos globalizados e integrados, um novo segmento no comércio brasileiro aparece: a importação de lixo. No dia 7 de Julho, 970 toneladas de lixo doméstico da Inglaterra foram encontrados em contêineres no Porto de Santos, em SP. De acordo com o site ultimosegundo.ig.com.br o lixo seria devolvido no dia 5 de Agosto. Uma empresa inglesa - no nome de um brasileiro - e pelo menos cinco empresas nacionais participaram da transação. As multas para essas, se somadas, ultrapassam os 2 milhões de reais.

A importação de lixo é proibida no Brasil, até porque já temos problemas suficientes com os nossos "restos", e não desenvolvemos - ainda - uma mentalidade de sustentabilidade e reciclagem, como certos países europeus. E não venham citar Curitiba como a capital ecológica: estamos muito longe disso. A alemanha, por exemplo, tem falta de lixo, importando anualmente 4 milhões de toneladas da Itália, que são usados nas indústrias que usam "restos" como fonte de energia.

Enio Noronha Raffin, que dirigiu o Departamento de Limpeza Pública de Porto Alegre, afirmou à revista piauí_ que aposta como iam enterrar aqui a 45 reais a tonelada. Apenas para comparar: a Alemanha paga 250 euros a tonelada. Mas não para enterrar.

Bernardo Staut

2 comentários:

Carlos H. disse...

Esta história do lixo, da poluição ambiental, do ar, das águas, da camada de ozônio, da desmatação, da extinção dos animais, etc, etc, etc.
Como dito no Filme - O dia em que a Terra parou - tem que vir alguém salvar a Terra...de nós mesmos.

Thunder disse...

concordo!!

precisava era 'resetar' essa terra e esse povo