Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A RUBÉOLA

Pessoal, está rolando a campanha nacional de vacinação para a imunização contra a rubéola, e o objetivo do Ministério da Saúde é erradicar a doença até 2010. Por conta disso, achei importante colocar aqui algumas informações básicas e úteis sobre a vacinação.

O que é a rubéola?

A rubéola é uma doença viral grave, com sintomas como febre baixa, vermelhidão, dores musculares, coriza e tosse. Quando acomete grávidas, especialmente nos primeiros três meses de gestação, pode provocar problemas no bebê como surdez, catarata, malformações cardíacas e baixo peso.

Os homens precisam se vacinar tanto quanto as mulheres?

Antigamente, as mulheres tinham prioridade nas campanhas de vacinação, devido às possíveis complicações durante a gravidez. Agora, os homens fazem parte do público-alvo porque, quando doentes, podem contaminar outras pessoas e estão entre as vítimas preferenciais da rubéola.

Por que a vacinação atinge quem tem entre 20 e 39 anos?

Essa é a faixa etária em que se encontra uma grande parcela de pessoas suscetíveis à doença, já que muitas nunca tiveram rubéola e tampouco foram vacinadas contra a doença.

Quem já teve rubéola ou não sabe deve tomar a vacina?

Sim. Para garantir uma cobertura eficiente, ela é indicada para todas as pessoas na faixa etária indicada – dos 20 aos 39 anos.

Mulheres grávidas podem tomar a dose?

Em caso de gravidez, deve-se adiar a aplicação da vacina para o período após o parto. Mulheres em período fértil não devem engravidar até 30 dias após terem recebido o imunizante.

Há contra-indicações?

Pacientes com antecedente de reação anafilática severa e doenças agudas graves não devem se vacinar.

Onde posso tomar a vacina?

Em postos de saúde e unidades móveis dos municípios brasileiros.

A vacinação é gratuita?

Sim.

A campanha de vacinação vai até dia 12 de setembro.


Informações tiradas de Zero Hora.
Aqui o folder da campanha em PDF.

Rafaela

Nenhum comentário: