Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

segunda-feira, 16 de junho de 2008

ADUBE

Eu, se morasse em uma casa, faria compostagem. Faria sim, e adubaria minha hortinha e as florzinhas e plantinhas do jardim. Pra quem mora em casa e quer aproveitar seus restos orgânicos (não os seus, os dos seus alimentos), aqui vai a explicação de como fazer essa super reciclagem 'adubante'. Tirado do super legal Ciência Hoje.

A primeira providência é dispor de recipientes, preferencialmente fechados, para a coleta diária do lixo na cozinha. Para acondicionamento de resíduos orgânicos domésticos acumulados durante um mês por uma família com três pessoas, por exemplo, um recipiente de 80 cm de altura e 70 cm de diâmetro é suficiente. O material acumulado deve ser revirado com auxílio de ferramentas adequadas, se possível, semanalmente, de forma a homogeneizá-lo. É preciso também umedecê-lo periodicamente. A utilização de restos de capina, quando disponíveis, é muito útil nesse processo. O material pode ser intercalado entre uma camada e outra do lixo da cozinha. Por meio desse método, o adubo orgânico deverá estar pronto em cerca de dois a três meses.


Rafaela

2 comentários:

Igor Terres disse...

Tenho lido posts muito bons por aqui, Rafa e Thunder!

Esses que falam sobre otimizar e reduzir a geracao de reziduos, assim como reutiliza-los, sao os que eu mais gosto. Que nem aquele do guri que apurou o processo da decomposicao das garrafas PET.

Parabens!

Rita Queiroz disse...

Ahhhhh so podia ser ele a comentar aui! Grande Igor!

La em casa tem composteira, e sabe quem ajudou a fazer?? o Igor e o Pablo!