Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

quarta-feira, 18 de junho de 2008

DESCOBERTA

Eu fiquei extremamente intrigada com essa matéria, veiculada nos jornais, na internet e na televisão. Aqui vai a matéria retirada no site da Globo.

Cientistas suecos descobriram que o cérebro dos homossexuais é parecido com o de pessoas do sexo oposto ao de sua orientação, segundo um artigo publicado hoje pela revista "Proceedings of the National Academy of Sciences".
Dito de outra forma, o cérebro de um homem homossexual teria semelhanças com o de uma mulher, enquanto o de uma lésbica seria similar ao de um homem hetero.
Os cientistas Ivanka Savic e Per Lindström explicam que essa similaridade se expressa em uma leve assimetria hemisférica.
Nos homens hetero e mulheres homo, o hemisfério direito tem um tamanho maior que o esquerdo.
Essa diferença não ocorre no cérebro dos homens gays e das mulheres hetero, destacam os cientistas, do Departamento de Neurociência do Instituto Karolinska, em Estocolmo.
A análise nas tomografias de emissão positrônica (PET) feitas em 90 homens e mulheres homossexuais e heterossexuais também revelaram que a conexão da amígdala cerebral das lésbicas é parecida com a dos homens heterossexuais. Já nos gays, essa conexão é similar à das mulheres heterossexuais. No cérebro, a amígdala, uma massa do tamanho de uma amêndoa localizada na parte interna dos lóbulos temporários, controla as reações vinculadas ao medo, assim como as secreções hormonais do sistema endócrino.

Eu vi na televisão hoje uma reportagem deste mesmo assunto, e o apresentador lá dizia que havia sido feita ressonância magnética. Uma pena que mostraram fotos fictícias, seria mais interessante que mostrassem realmente o resultado das ressonâncias.
Mas enfim, essa descoberta é muito interessante do ponto de vista científico e pode ser mais um ponto elucidativo, muito consistente, por sinal, no entendimento dessa questão. Pode não fazer muita diferença quando se colocam valores emocionais em jogo, e eu acho que realmente isso não muda muita coisa para a sociedade, e principalmente para os homossexuais, mas é sempre interessante o advento de novos conhecimentos, tanto sobre coisas banais como para assuntos misteriosos.
Como diz o outro: 'é para isso que serve a pesquisa', ou também, ' é a pesquisa a favor da sociedade'.

Este cérebro não participou da pesquisa.

Rafaela

Nenhum comentário: