Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

quarta-feira, 7 de abril de 2010

(Uma das) profissões mais ingratas

Acompanho pouco o futebol. Sempre gostei de jogar, e até de torcer, mas moderadamente e sem nenhum tipo de fanatismo. Acho que é possível contar nos dedos a quantidade de vezes que fui a um estádio.

Apesar dissso, venho notando uma série de falhas muito bem "zoadas" pela mídia especializada, daqueles que deveriam ser os últimos a falhar: os goleiros. Até o semi-deus Rogério Ceni não foi poupado, recebendo um bom número de agulhadas devido a certos gols não muito apreciados pelos torcedores do São Paulo.

Escrevo sobre isso pois tenho conhecimento de causa: sempre joguei como goleiro. E talvez eu me arrependa até hoje de ter feito essa escolha. Afinal, o último homem é sempre esquecido, não possui nome próprio (é sempre "o goleiro"), leva porradas tanto da bola quanto dos atacantes, e tem sempre aquele peso na consciência dizendo que caso ele leve um gol ridículo todos vão se dedicar a comentar por muito tempo.Se não bastasse tudo, até no futebol profissional eles não são lá muito valorizados. Qual goleiro ganha prêmios? Há apenas algumas excessões.

Fica aqui o manifesto em defesa dessa profissão, e também uma sugestão para aqueles que ainda pretendem se aventurar com luvas e roupas compridas: saiam de baixo das traves e virem atacantes.

Bernardo Staut

Um comentário:

João Pedro Silveira de Oliveira disse...

Eurico Lara

uma das mais brilahantes estrelas da historia do gremio
morreu devido às complicações de uma defesa com o peito.

Imortalizado no hino do tricolor Gaúcho.

"... Lara o craque imortal
Soube seu nome elevar
Hoje com o mesmo ideal
Nós saberemos te honrar..."


depois desse...
danrlei de deus e agora inVICTOR.
Grandes goleiros....