Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Ócio digital

Ontem foi dia de leseira eletrônica. Um típico domingo moderno, não? Acompanhado de amizades virtuais ou televisivas, de entretenimento fácil e sedentário. Mas cansa, não?

Me sinto pelo menos em parte feliz por ter nascido em minha geração. Consigo mecher com tecnologia facilmente, e ainda assim pude aproveitar a era pré-tecnológica. Conheco agora pessoas de 10 anos que passam todo o tempo livre com tecnologia. Posso estar sendo um velho precoce, mas não vejo finalidade em tanto entretenimento digital. Por exemplo, a nova moda: o Twitter, que, para quem não sabe, funciona como um blog, só que as postagens têm tamanho reduzido, como se fossem recados. Ok, até a agência em que eu trabalho usa. Mas qual a finalidade de mais um site que vai adicionar pessoas e trocar mensagens. Mais um. Não venha dizer que ele é diferente dos Orkuts e Facebooks da vida, pois afinal o sentido é o mesmo: se comunicar pela internet.

Na minha inclusão digital, nos sites de compartilhamento, eu utilizo o Orkut e mais algumas futilidades da internet. E, para mim, já é suficiente. O MSN já foi abandonado faz tempo. Cansei de conversas repetidas, falta de contato e aquela aparente necessidade de falar alguma coisa. Além disso, é tudo rápido, conversas rápidas, simultâneas e em tempo real.

O trabalho que antes era feito em 2 horas agora é finalizado em 30 minutos. E as outras 1 hora e meia você gasta em quê? Mais trabalho ou conversas digitais? Talvez por isso se tenha a sensação de que toda a cultura já foi produzida, que não há mais lugar para inovar. Talvez o problema seja a falta de ócio criativo, ócio de contato com o mundo - físico, de preferência.

Bernardo Staut

Um comentário:

Carlos H disse...

Parabéns pelo texto.
MSN, Orkut, Twitter, troca de e-mails, mensagens por celular, acesso a internet, etc, etc...
Nada substitui um bom papo e muitas outras coisas, cara a cara, com os amigos, parentes e conhecidos.
O tempo parece diminuido? Em verdade pelo avanço da tecnologia, que trouxe grandes melhoras e o famoso progresso contínuo, somos mais rápidos e ágeis, então podemos ter mais tempo para ... trabalhar, e parece estranho, mas temos menos tempo para atividades de relaxamento / lazer, por isso que junto trouxe stress, ansiedade, depressão,síndrome do pânico, etc, pois em estatística americana, já há algum tempo, cerca de 40% dos afastamentos do trabalho devem-se a estes problemas de ordem psicológicos que são de difícil tratamento, com prognósticos reservados e que geram problemas para a reinserção a uma sociedade produtiva / mercado de trabalho.