Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A tal da H1N1

Para alguns parece uma peste negra. Não deixam os filhos saírem de casa, passam álcool a cada encostada, e andam com as simpáticas mascaras. Mas essa tal de gripe suína é para tanto?

Já ouvi de um médico que está tudo sendo exagerado. Não que a gripe suína não seja perigosa. Ela é. Mas é uma gripe, tem sintomas da gripe normal, e afeta quem geralmente é afetado pela gripe normal: pessoas com baixa imunidade.

Mas há o outro lado também. Alguns afirmam que estão escondendo dados, que já morreram várias pessoas em Curitiba, e que estamos próximos de uma quarentena, em que ninguém vai sair de casa. É uma hipótese.

Conselhos básicos são indispensáveis: evitar aglomerados, andar agasalhado e caso tenha alguma doença que afeta a imunidade é bom tomar cuidado dobrado. Fora isso é uma questão de tempo, até que nosso sistema imunológico consiga trabalhar melhor com a doença. O mais importante, caso ache que está com a gripe, é procurar uma médico rapidamente. Ao contrário da gripe espanhola, que matou 60 milhões de pessoas, hoje temos remédios.

Mas um dos sintomas é no mínimo "brasileiro": a paralização das aulas. Ou você acha que nessa semana extra de férias os jovens vão ficar em casa estudando?

Bernardo Staut

Um comentário: