Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

domingo, 21 de setembro de 2008

PASSEIO DOMINICAL

Fomos comer barreado hoje em Morretes, ma oeeeeee.

Pra quem não sabe, o barreado trata-se de um prato simples e ao mesmo tempo exótico, cultivado há mais de 200 anos por caboclos das encostas da Serra do Mar, no litoral do Paraná.

É o prato tradicional do estado do Paraná. É feito só de carne, que fica a cozinhar durante mais de doze horas, dentro de um panelão de barro hermeticamente fechado, que se enterra e sobre o qual se acende uma fogueira. O cozimento se faz com o próprio calor, sem que seja adicionada água alguma. A carne fica tão cozida que se desfia à toa, tomando o aspecto de um pirão. Conta-se que, no litoral, os caboclos que se alimentam somente de peixe, abusam do barreado no carnaval e morrem de estupor, com o ventre inchado e empedrado. Manda a tradição que não se beba água, nem durante a ingestão do barreado nem mesmo até duas horas depois da refeição. A única bebida permitida é a cachaça. O barreado é comido com acompanhamento de banana e farinha de goma (mandioca)" (Marisa Lira. Migalhas folclóricas. Rio de Janeiro, Editora Laemmert, 1951. P. 164)

Bom pra car****.

Na volta, passamos em Paranaguá pra tomar um refresco e pra passear mesmo.

Nóis na fita

Rafa

4 comentários:

1 de nós 2 disse...

viagem mega boa

aproveitando tb pra colocar o carro na estrada

140 km/h
e o barreado? que coisa mais boa
além dos acompanhamentos todos

viagem que eu recomendo!!!

thunder

Anônimo disse...

é absurdo, minha família é inteira de Paranaguá, Antonina e Morretes e eu nunca comi barreado!
um dia tomo vergonha na cara e desço a serra só p isso! ;)

João Pedro Silveira de Oliveira disse...

é
devemter levadoodia inteiro praireoutropravoltar.
com uma carroça e um jegue dirigindo!!!!
hahahahahahhahahhaha
abração pro sass!!!!!

mãe disse...

putz minha cunhada morou em curitiba mtos anos e lembro que qdo meus pais foram lá visitá-la uma vez foram comer o barreado na serra...bah e eu fiquei só na vontade....to até hoje...deve ser de lamber os beiços como se diz por aqui...um dia ainda provo!!!