Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

terça-feira, 3 de novembro de 2009

LÉVI-STRAUSS - 1908-2009

foi anunciada hoje a morte do maior nome da Antropologia, Claude Lévi-Strauss

um dos maiores intelectuais do século XX, Lévi-Strauss foi o fundador da Antropologia Estruturalista, publicou livros, ganhou prêmios, foi professor de sociologia na então recém-fundada USP, entre 1935 e 1939 (!), foi professor de Ruth Cardoso, e amigo de Fernando Henrique Cardoso
"Lévi-Strauss foi um dos maiores antropólogos de todos os tempos. Suas contribuições, especialmente depois que publicou 'As Formas Elementares do Parentesco', revolucionaram a antropologia contemporânea. A partir de então, a corrente chamada 'estruturalista' passou a exercer enorme influência em todas as universidades"
"Minha mulher, Ruth Cardoso, foi sua aluna em Paris, seguindo seus seminários no Museu do Homem, em 1961, e, no Collège de France, em 1967/69. Eu o conheci em Paris quando estudei na Sorbonne, em 1961, assim como fui visitá-lo, mais de uma vez, no Collège de France na década de 1970 para render-lhe o tributo devido, a quem teve uma vida intelectual tão fecunda." (F.H.C.)

segundo sua editora, a morte aconteceu no sábado
o intelectual completaria 101 anos no próximo dia 28

G1, Google

thunder

2 comentários:

João Pedro Silveira de Oliveira disse...

esse cara era foda.
alem de tudo isso, deixou uma coleção de calças muito boas de usar...
eu tenho tres....

Unknown disse...

Só pra não confundir, o antropólogo não é nem parente do Levi Strauss da marca jeans, que na verdade era alemão e tinha o nome de Loeb, mas usava Levi para ficar mais fácil de os americanos pronunciarem. Um genial antropólogo e um grande empreendedor. Dois caras foda. Nando.