Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

segunda-feira, 26 de maio de 2008

USO DE ANIMAIS

Enfim termina a saga do estudante de Ciências Biológicas da UFRGS (RS) Róber Freitas Bachinski. Ele conseguiu na justiça o direito de não assistir à aulas de duas matérias que utilizam animais em suas aulas práticas. Ele já havia tentado dispensa das aulas, mas a universidade o reprovou. Agora, com a licença concedida, vai poder desenvolver trabalhos alternativos como avaliação dessas matérias.
Eu estava torcendo desde o começo para que ele conseguisse, acho que ele foi bastante corajoso de discordar de uma prática muito tradicional e creio que ele não terá prejuízos em relação ao aprendizado. Não estou aqui recriminando totalmente o uso de animais em aulas práticas de vários cursos, apesar de que meu senso super protetor dos animais sempre tende a pender para esse lado, mas acredito piamente que algumas aulas definitivamente não precisam disso para incutir aprendizado nos alunos. Acho que poderia haver uma discriminação maior das aulas que realmente necessitam utilizar animais.
E aí depois entra naquela velha discussão: é uma atividade ética utilizar animais para estudos que tenham por objetivo o bem-estar humano?
Acho que essa pergunta nunca será respondida. O ser humano ainda tem muita dificuldade de sair de seu mundinho egocêntrico para prestar atenção no seu próximo, imagine então para um ser de outra espécie.


Rafaela

3 comentários:

Anônimo disse...

é mais do q um direito que o cara tem, né?!
fico feliz q ele conseguiu!
discordo do uso de animais em estudos, seja eles quais forem, mas é bem verdade que mtas vezes é a única alternativa. em última instância td bem...
alias, os animais não são usados só em estudos para beneficios humanos, mtas vezes é para o beneficio deles próprios, como a medicina veterinária, no curso mtas aulas são a partir desse recurso.
não dá pra negar q é necessário, mas acho q deve haver um limite.
é como o caso das células tronco e embriões congelados, q são, inclusive, humanos!
mudando só um poukinho d assunto, acho q a questão dos animais, no Brasil, vai além d estudos etc, já viram qtos animaizinhos são abandonados? a posse responsavel é prevista em lei, mas a lei, pra variar, não é cumprida nem aplicada.
já dizia Gandhi: "A GRANDEZA DE UMA NAÇÃO PODE SER MEDIDA PELO MODO COMO SEUS ANIMAIS SÃO TRATADOS." (ou qqr coisa assim)
se não tratamos bem nem esses seres tão sublimes e indefesos, como trataremos bem os seres humanos?

1 de nós 2 disse...

eeeeeeee Mika querida, presença constante.
valeu pelo comentário.

Rafa

Thunder disse...

belo comentário
inclusive, concordo contigo que tudo funciona se os limites forem respeitados

aliás, não só pra isso né...

mas o assunto é complicado
valeu pela presença sempre

thunder