Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

sábado, 19 de setembro de 2009

POR QUE O BOCEJO CONTAGIA?

Tenho certeza de que todos nós, representantes de seres denominados humanos, já bocejamos algum dia ao ver um outro representante bocejar. É natural e todo mundo também já sabe dessa nossa propriedade, mas normalmente não consegue expressar por que. Aqui vai a explicação então, retirada do site Diário de Biologia.

O bocejo é contagioso. E o culpado é o cérebro. Temos uma tendência natural de imitar automaticamente tudo que vemos os outros fazerem. No nsso cérebro temos uma região chamada de cortéx pré-motor, onde ficam os neurônios-espelho, que têm esse nome justamente porque refletem as ações que vemos.

Pode parecer estranho, mas a gente só não vive imitando todos os gestos dos outros graças à ação de outra região do cérebro chamada de córtex pré-frontal. Graças a ele, conseguimos evitar que a imitação feita pelos neurônios-espelho seja executada de verdade e vire um gesto. Isso seria ridículo.

Mas se todas as outras imitações podem ser bloqueadas, por que o bocejo é irresistível? Porque quando você vê um bocejo, ou simplesmente ouve ou lê a palavra bocejo, além dos neurônios-espelho, seu cérebro aciona também a amígdala e o hipotálamo. Aí sim, fica involuntário e nem a ação do córtex pré-frontal consegue evitar o bocejo. Isso porque a amígdala e o hipotálamo escapam ao controle do córtex pré-frontal e não podem ser bloqueados. Por isso, quando seus neurônios-espelho decidem imitar o bocejo alheio e o programa do bocejo chega ao hipotálamo e à amígdala antes de o córtex pré-frontal possa fazer alguma coisa.

Rafa

Nenhum comentário: